projeto da ufsm

VÍDEO: ovos orgânicos começam a ser vendidos na região

18.404

Fotos: Anselmo Cunha (Diário) 

Com o mote da alimentação saudável e, principalmente, do bem-estar animal, um projeto do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deu viabilidade para produtores da região iniciarem a produção de ovos orgânicos. Na prática, as galinhas são criadas soltas, dentro de um grande cercado no campo, e conseguem expressar suas características naturais como se estivessem livres na natureza. O método de produção é um contraponto aos aviários tradicionais, em que os animais são criados presos em pequenas gaiolas e são induzidos a produzir o maior número de ovos possíveis durante a vida.

O projeto já envolve 12 produtores de oito municípios da Região Central, como Santa Maria, Dilmernado de Aguiar, Agudo e Restinga Sêca. A ideia da comercialização dos ovos orgânicos surgiu com a demanda de consumidores da Polifeira, que gostariam de comprar o produto.

No entanto, para ser vendido, ele precisa seguir critérios estabelecidos por um sistema de inspeção. Foi então que a Polifeira promoveu uma parceria com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Santa Maria, para viabilizar a produção na cidade.

- O que entendemos é que um alimento que é produzido em uma condição melhor em termos de bem-estar animal, de nutrição e de conforto, tem uma qualidade superior. É a mesma coisa de produzir um alimento com ou sem insumo químico. Gostaríamos que esse produto repercutisse um pouco das condições naturais de vida do animal - relata o professor do Colégio Politécnico da UFSM e coordenador da Polifeira, Gustavo Pinto da Silva.

O zootecnista José Sidney Silveira, 63 anos, proprietário da Quinta do Gama, foi o primeiro produtor a se qualificar e iniciar a produção em sua propriedade.

- Esse é um projeto, como eu chamo, de galinha feliz. O animal precisa estar dentro de um espaço que seja o mais próximo da realidade como se ele estivesse livre. Claro que esse animal tem um custo mais elevado se comparado a uma galinha de alta produtividade dentro de gaiolas, mas um animal preso não contempla as questões ambientais e nem de bem-estar - frisa, orgulhoso, o agricultor.

ONDE COMPRAR 

A comercialização dos ovos orgânicos começaram na sexta-feira nos supermercados de Santa Maria. Os produtos podem ser encontrados nos mercados Royal, em Camobi, e Bella Vista, na Avenida João Luiz Pozzobon. Os preços variam de R$ 7,92 a R$ 8,48 pela dúzia.

Além disso, é possível comprar na Coopercedro, no Cerrito, e na Polifeira do Agricultor, que ocorre todas as terças-feiras, das 7h às 12h30min na Avenida Roraima, próximo à UFSM.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: estimativa da Emater indica safra de soja recorde em 2021

Próximo

Produtores se beneficiam com chuvas constantes dos últimos dias

Agronegócio